segunda-feira, 7 de maio de 2012

O Fruto do Espirito e...



 Mansidão

É interessante reparar como outras traduções das Escrituras escolheram diferentes termos para esta característica do Fruto do Espírito. A palavra grega tem duas conotações: uma é a forma amorosa que alguém usa ao falar para acalmar e trazer tranquilidade ao ouvinte. A outra é a maneira gentil de agir para com o outro, especialmente vindo de alguém que teria poder e autoridade para agir de forma mais enérgica. As palavras brandura e humildade também são usadas nas Bíblias em português, e nenhuma delas é tida como uma característica muito positiva nos dias de hoje. A nossa sociedade valoriza as pessoas mais agressivas e tende a ver os humildes, mansos e brandos como pessoas fracas. Mas esta visão é completamente deturpada e revela um desconhecimento do poder que há na mansidão e em seus efeitos nas pessoas à nossa volta.

Pergunta: Você já conseguiu reverter um problema ao ter sido manso com alguém, ao invés de enérgico?
Neste estudo, vamos entender melhor o que é esta característica e qual o poder que ela tem sobre pessoas e situações.
1) A mansidão revoluciona nossa maneira de vermos Deus e de como ele nos trata.
A mansidão de Deus é demonstrada quando ele retém sua força e seu poder. Leia 1 Reis 19:9-12.
Elias esperou pela manifestação de Deus através de uma fortíssima ventania, de um terremoto e de um fogo, mas Ele falou através de uma brisa suave. Leia Filipenses 2:5-11. Jesus modelou a mansidão como o perfeito equilíbrio entre fraqueza e o excesso de força.
Não houve tarefa que demandasse mais força e autoridade do que a de Jesus. Derrotar o império das trevas e subjugar o domínio do diabo sobre a terra através do sacrifício na cruz. Enquanto muitos imaginavam um Messias autoritário e guerreiro, viram um Jesus humilde e manso, o que não enfraqueceu em nada a sua tarefa. Ele foi eficaz ao vencer seus inimigos por um caminho diferente do que o esperado pelos poderosos daquela geração. Assim é como o Senhor age ainda hoje. Através de uma atitude gentil e mansa, Ele quebra as resistências dos poderosos e se aproxima dos fracos e necessitados.
a) De que maneira você já experimentou um mover de Deus em sua vida? Através de uma “brisa suave” ou de um “terremoto”?
b) Qual foi a atitude de Jesus descrita na passagem de Filipenses? Do que ele abriu mão ao vir a este mundo e morrer por nós (v. 6)? O que Deus lhe deu como resultado (vv. 9-11)?
c) Como podemos viver esta atitude de Cristo de forma prática nos dias de hoje?
2) A mansidão revoluciona a maneira como vemos e avaliamos nossa vida.
Leia Números 12. Arão e Miriã questionam nesta passagem a autoridade de Moisés e por que só ele é considerado líder sobre Israel. Eles o acusam de ter uma mulher não israelita, mas Moisés age com eles com extrema mansidão, deixando que Deus faça a justiça necessária. Quando temos segurança de que estamos no centro da vontade de Deus, não precisamos brigar com aqueles que estão contra nós, pois sabemos que Deus cuidará de cumprir os seus planos. Esta certeza gera em nós mansidão no trato com os outros, até mesmo com os inimigos.
a) O que a atitude mansa de Moisés influenciou no seu relacionamento com seus irmãos após o conflito? Como você acha que teria sido este relacionamento se ele tivesse esbravejado e obrigado Arão e Miriã a aceitar sua liderança?
b) Qual é a atitude oposta da mansidão? Qual o efeito desta atitude sobre os relacionamentos, no curto e no longo prazo?
c) É possível ser enérgico e ao mesmo tempo manso? Como?
3) A mansidão revoluciona a maneira como vemos outras pessoas e como nos relacionamos com elas.
Ao permitir que o Espírito desenvolva o fruto da mansidão em nossas vidas, seremos mais capazes de tratar as pessoas da maneira que Jesus as trataria. Seremos capazes de tratar com mansidão até aqueles que nos enganaram ou nos trataram mal.
Leia 1 Tessalonicenses 2:6-12, onde Paulo compara sua atitude para com os tessalonicenses com a de uma mãe atenciosa e um pai cuidadoso.
a) Como a mansidão comunica amor às outras pessoas?
b) Você vê o apóstolo Paulo como uma pessoa fraca ou forte? Em outra carta, alguns falavam que a presença dele era fraca (2 Co 10:10). Você acha que a mansidão era uma das características de sua força? Por quê?
 c) Você acha que as pessoas vão achá-lo mais fraco se você agir com mais mansidão? Por que com você seria diferente do que foi com Jesus ou Paulo?
É preciso confiar no Espírito Santo para deixar a mansidão crescer em nossa vida e comportamento. Como as demais características do fruto do Espírito, não basta simplesmente querer tê-las. Devemos começar admitindo que não somos mansos o suficiente e que a verdadeira mansidão não é parte do temperamento, mas do poder de Deus agindo através de nosso caráter e de nossa atitude. Temos que identificar as ocasiões em que não estamos sendo mansos e pedir perdão a Deus, rogando que o Espírito efetue uma transformação em nossa vida.

Decisão final: Escolha alguém do grupo e compartilhem juntos uma situação na vida de vocês que está carecendo de mansidão no trato com alguém.

Fonte de estudo: 8 IP de BH












Nenhum comentário:

Postar um comentário