domingo, 29 de abril de 2012

O Fruto do Espirito e...



Fidelidade


A sétima característica do fruto do Espírito apresentado por Gálatas é a fidelidade, palavra que tem sua raiz em fé – a qualidade de quem é confiável. Como uma propaganda que fazia chacota dos votos dos noivos na cerimônia de casamento – quando o noivo só aceitava prometer fidelidade à esposa se ela garantisse que continuaria com a beleza atual para sempre – nós também temos esta idéia implícita de que só vale a pena ser fiel se somos recompensados. Mas esta não é a fidelidade que vemos ensinada na Bíblia e no caráter de Deus. Se a palavra empenhada por muitos casais no altar vai sendo esquecida ao longo da jornada, Deus nunca se esquece de suas promessas e, mesmo quando descumprimos nossa parte, ele permanece firme.

Pergunta: Você se acha uma pessoa fiel? Poderia dar um pequeno exemplo?
Neste estudo, vamos entender melhor sobre a fidelidade e como podemos exercê-la como discípulos de Jesus.

1) Deus é fiel.

Deus sempre foi fiel. Leia Salmo 89:1. Deus é fiel a nós quando passamos por momentos dolorosos de conflitos e perdas. Por exemplo, o profeta Jeremias experimentou a fidelidade de Deus no meio de um cerco de exércitos inimigos em Jerusalém.

 Leia Lamentações 3:21-23. Considere a primeira parte do clássico hino Tu És Fiel, abaixo. Este é um exemplo muito bem versado de como a fidelidade de Deus se manifesta.

Tu és fiel, Senhor, ó Pai celeste,

Teus filhos sabem que não falharás!

Nunca mudaste, tu nunca faltaste,

Tal como eras tu sempre serás.

Coro

Tu és fiel Senhor! Tu és fiel Senhor!
Dia após dia, com bênçãos sem fim,
Tua mercê nos sustenta e nos guarda;

Tu és fiel, Senhor, fiel assim.


Deus também é fiel a nós em nossos dias de tentação. Leia 1 Coríntios 10:13.

a) O que a fidelidade de Deus significa para você?

b) Como o fato de Deus ser fiel afeta sua atitude diária e seus planos futuros?

c) Deus é fiel a você mesmo quando você peca? O que isto significa para você e para seus relacionamentos?

d) Com qual afirmação você mais concorda?

1) Deus é fiel, sendo eu fiel ou não.

2) Deus não é fiel. Ele já falhou comigo.

3) Deus é fiel a ele mesmo, mas não a mim.

Por que razão você escolheu tal opção? Qual a diferença prática entre as três posições? Você se sentiu tentado a concordar com mais de uma? Por quê?

2) Deus nos chama a uma vida de fidelidade.

Deus nos chama a uma vida de fidelidade na doutrina, na atitude, no estilo de vida, e até quando passamos por provações e perseguições. Ele também deseja que sejamos fiéis às pessoas em nossos relacionamentos.

Leia Mateus 23: 23 e 3 João 1:1-8.

a) Na passagem de Mateus, Jesus queria dos fariseus atitudes de justiça, misericórdia e fé. Ao invés disto, o que eles faziam? Por que Jesus ficou irritado com a atitude deles? Qual tipo de fidelidade deve preceder nossas práticas religiosas?

b) Na carta de João, ele louva a seu amigo Gaio por sua fidelidade. Como a fidelidade de Gaio era demonstrada e em que era diferente da atitude dos fariseus?

c) Se uma pessoa que segue a Cristo deve ter a marca da fidelidade do Espírito Santo, como deve ser nossa fidelidade:

 No casamento?

 No trabalho?

 Com os filhos?

 Com a igreja e sua liderança?

 Com Deus?

Você tem o desejo de permitir que o Espírito Santo produza fé e fidelidade em sua vida? Como todas as outras características do fruto do Espírito, nós começamos admitindo que Não temos condições de produzi-la com nossas próprias forças. Sendo honestos com Deus sobre nossas fraquezas, podemos nos abrir para que ele nos mude. Comece pedindo que ele mostre as áreas de infidelidade em sua vida e comece a transformá-las.


Decisão final: Escolha alguém do grupo e compartilhem uma destas áreas de infidelidade em suas vidas. Orem um pelo outro e façam compromisso rumo à mudança de atitude.

Fonte de estudo: 8 IP de BH

Nenhum comentário:

Postar um comentário