domingo, 18 de março de 2012

O Fruto do Espirito e...


... Alegria



Em todas as épocas e culturas, sempre existiu uma tensão entre virtude e vício. Algumas vezes, era enfatizado que deveríamos agir deste ou daquele modo para buscarmos a virtude e escaparmos do vício. Para outros, era uma  questão interior: algo dentro de nós produz o bem ou o mal. Paulo, ao falar das obras da carne e do fruto do Espírito, menciona estas duas faces de uma vez só, mostrando que o que separa a virtude do vício em nossas vidas é tanto a origem (carne ou Espírito) quanto a forma com que é exercida (obra ou fruto). De qualquer maneira, a tensão entre carne e Espírito é sempre presente e tal tensão tem o efeito de roubar a alegria na vida de muitos que tentam viver em virtude, mas acabam por se entregar aos vícios. E alegria é algo com a qual não podemos viver sem.



Pergunta: Você conhece alguém que vive em constante alegria? O que você acha que faz ela ser assim?



Neste estudo, vamos entender melhor sobre a fonte e os efeitos desta alegria na vida do discípulo de Jesus.



1) A alegria cristã é maior que a felicidade secular e é encontrada na soberania de Deus.

Leia 1 Pedro 1:8-9. A alegria verdadeira e duradoura é encontrada em um genuíno relacionamento com o Deus Vivo e Verdadeiro. Se você nunca experimentou tal alegria, creia que é possível e se deixou de experimentá-la por algum motivo, é possível recuperá-la.

Leia Romanos 14:17-18; 15:13,32-33. Nossa alegria não é dependente de circunstâncias prazerosas, mas vem da parte de Deus e da paz eterna que temos nEle. Muitos acham que a presença de Deus é sombria e o simples fato de entrar num templo religioso faz com que o riso e a leveza saiam correndo. A pessoa que segue a Cristo deve experimentar um aumento na qualidade e frequência de suas risadas, pois com o Espírito Santo vem também a alegria.

a) O que gera alegria nas pessoas que não seguem Jesus? São as mesmas coisas que alegram o coração do cristão? Qual a diferença?

b) Paulo foi espancado, preso e sofreu diversas agressões, tanto de judeus quanto de romanos. Nas suas cartas, dá-nos a impressão de que ele era a pessoa mais feliz do mundo. Como ele podia manter a alegria diante de tantas adversidades?

c) Já que é impossível ficar livre das batalhas neste mundo, qual o segredo para permanecermos sempre em alegria de vida?

2) A verdadeira alegria não é eliminada pelo sofrimento.

Leia Tiago 1:2-4. A ausência de sofrimento não produz alegria, e a presença de dor não elimina a verdadeira alegria. Isto é muito claro para uma mulher quando dá luz a uma criança. A dor é intensa, assim como a alegria.

a) De acordo com a passagem de Tiago, como podemos considerar o sofrimento como motivo de alegria? O que nossos alvos de vida devem ser para que isto aconteça em nós?

b) Com qual afirmação você mais concorda?

1) Só terei alegria de verdade quando chegar aos Céus.

2) Eu posso experimentar alegria agora porque conheço Aquele que traz os Céus até mim.

3) Só posso experimentar alegria quando minha vida está livre de problemas.

Por que você escolheu tal opção? Você se vê concordando com mais de uma afirmação? Comente.

3) Encontramos a verdadeira alegria ao servirmos ao Senhor e uns aos outros.

Leia 2 Coríntios 8:1-2. Não há ninguém mais miserável do que uma pessoa egoísta. O Mar Morto, que retêm suas águas, não pode matar a sede de ninguém. Já o Mar da Galiléia, que deixar fluir de si a água que recebe, mata a sede de toda a população ao redor. Quando recebemos o amor de Deus através de sua Palavra e Espírito, temos uma abundância corrente para poder abençoar outros. Muitos têm como imagem de grande alegria o fato de comprar algum bem material ou ganhar algum prêmio. Entretanto, é impressionante ver como a alegria inunda nossas almas quando servimos outras pessoas.

a) Você já experimentou uma ocasião em que se sentiu cheio de uma alegria que vem de Deus? Ela foi duradoura ou logo passou? Compartilhe a experiência.

b) O que você costuma fazer quando se sente em falta desta alegria? Você tem separado tempo na agenda para se dedicar a isto?

Os valores do mundo tentam nos convencer de que ser feliz é possuir bens. Quanto mais bens temos (casa, carro, roupas, eletrônicos...), mais alegria teremos. Mas não existe alegria menos duradoura do que esta. Passado pouco tempo da aquisição, logo a felicidade vai-se embora e precisamos comprar algo mais para voltar a senti-la. Se há alguma adversidade presente, então, não há compra que dê jeito. Tente levar um celular novo para quem está tratando de um câncer agressivo e você verá isto na prática.

A alegria que Deus nos dá em sua presença e no ato de servirmos as pessoas é totalmente diferente. Ela não passa com o tempo e, à medida que permanecemos na presença de Deus e servindo-o, não há circunstância ou adversidade que possa roubá-la de nós. E ainda há uma enorme vantagem: seu preço já foi pago por nós por Jesus Cristo, ao morrer na cruz. É graça pura!



Decisão final: Compartilhe com o grupo uma atitude que você decidiu mudar diante deste estudo para colocar Deus em primeiro lugar, as pessoas em segundo e sua vida depois. Como você acha que isto trará alegria duradoura à sua vida?

Fonte de estudo: 8 IPde BH

Nenhum comentário:

Postar um comentário