terça-feira, 27 de março de 2012

A maturidade de Ana...

1 Samuel 2:6-8  "O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali.
O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta.
Levanta do pó o pobre, do monturo eleva o necessitado, para os fazer sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, sobre elas pôs ele o mundo."
Esse cântico/salmo, nasceu de um relacionamento pessoal entre Ana e Deus, através de dor, perseguição, humilhação.
Vamos conhecer o que levou Ana, a ter um coração cheio de gozo, gratidão e amor pelo Senhor, e que a história de Ana, venha servir de inspiração para todas as mulheres que amam e desejam conhecer à Deus!

Romanos 8:28 "E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito"
Tanto coisas boas como ruins, tudo coopera para nosso crescimento em Cristo, tudo coopera para que através de nossas vidas os propósitos de Deus venha a se concretizar, para que o Nome Dele seja glorificado.

Com Ana não foi diferente!
E a maturidade alcançada por ela em meio a dor, à frustração, a vergonha pode ser vista qdo ela entoa esse cântico/salmo reconhecendo a Soberania de Deus deve nos servir de inspiração, porque Deus, não quer só uma parte de nós, Ele nos quer por inteiro, Ele quer ser o Senhor de nossas vidas, em todas as áreas, Ele quer nos curar, nos sarar, para usar nossas vidas com poder nessa terra!
Trajetória de Ana: Cap. 1 de I Samuel
Ana esposa de Elcana, mulher estéril, não podia ter filhos porque Deus havia fechado sua madre. (SUA ESTERILIDADE ERA UM TRABALHAR DE DEUS!)
Temos que perder essa mania de que tudo é o diabo! Nossa vida é do Senhor! E até as lutas, as tribulações que passamos, tem permissão Dele . II Cor 4:16 = Porque nossa leve e momentânea tribulação, produz para nós eterno peso de glória!

Penina, esposa de Elcana, tinha filhos e se aproveitava disso para humilhar, envergonhar Ana.
Numa época em que o desejo de toda moça era se casar e ter filhos, pois era o que as honrava, Ana vivia em meio a sua esterilidade em total humilhação perante a sociedade.
Podemos relacionar nossa vida com a de Ana, temos que observar as situações que ocorrem em nossa vida, e reconhecer que tudo é o trabalhar de Deus. Quantas vezes temos também  áreas que são estéreis? Áreas de nossa vida que não produzem o fruto de uma vida de quem serve à Deus? No nosso relacionamento pessoal, familiar, conjugal, algo que em nossa vida traz desonra, vergonha...
Áreas em que devemos entregar o senhorio à Cristo!

Mesmo sendo humilhada e envergonhada, (não sabemos qto tempo isso durou!) Ana nutria em seu coração reverência e amor pelo Senhor, tanto que de ano em ano, subia à Casa do Senhor, para adorá-Lo. Ana sabia que só Deus podia ajudá-la, poderia fazer suportar tudo o que enfrentava. Como nós fazemos também, vamos à igreja, fazemos nossas petições. Adoramos à Deus...

Romanos 5:1-5 "Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

A adoração, a comunhão que Ana tinha com Deus enchia seu coração de paz, e alegria, de esperança, de fé .

Assim como enche o nosso coração!
Creio que a cada afronta, Ana depositava sua confiança em Deus! Mas não basta só crer em Deus, não basta só orar, devemos confiar e se entregar à Ele totalmente.
Deus ouvia as orações de Ana, a Bíblia não diz como eram feitas, o modo como Ana orava, não nos é mostrado, só sabemos que Ana não engravidava... Não sabemos se todas as vezes em que orava pedia um filho para mostrar às outras mulheres, pra mostrar ao marido que não era estéril..

Tiago 4:3 "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites."
Quantas vezes pedimos coisas à Deus só para satisfazer o nosso ego?
E quantas vezes nos frustramos com Deus, justamente porque Ele não responde à essas petições?


... Enquanto nossa vida for para nossa própria honra, Deus não vai agir...


Como está sua vida? Como você tem se comportado diante das tribulações que  tem enfrentado? Tem confiado em Deus, ou na sua própria força? Como tem sido as suas orações diante de Deus?
O imediatismo pregado hoje, tem feito muitas pessoas estarem amarguradas, e frustradas, pois querem tudo pra ontem e se esquecem que Deus é o Senhor do tempo, dono de todas as coisas.

Geralmente qdo vamos pedir algo à Deus, saímos logo dizendo o que queremos, tentando manipular a Deus, cheias de vontade.."Deus , olha, o Senhor pode fazer assim, assim e assim, que tudo ficará ótimo!"

E quantas vezes ficamos amarradas à nós mesmos, sem sair do lugar...Muitas vezes nos zangamos com Deus, damos uma de filha mimada, dizendo Deus não me ama, Ele não se preocupa comigo, Precisamos aprender a pedir à Ele aquilo que está de acordo com Sua vontade!
Aqueles que confiam em Deus e se unem a Ele em oração aprende a conhecer os propósitos de Deus para sua vida. Aprende a esperar, a confiar, a descansar sabendo que Deus, sempre tem o melhor pra sua vida.

Deus não pode ser tratado como o gênio da lâmpada para satisfazer todas as nossas vontades, porque nossa vontade, de nós mesmos não pode produzir nada de bom, mas quando entendemos e compreendemos que mesmo em meio à dor, Deus tem o melhor para nós, experimentamos a boa perfeita e agradável vontade de Deus!

A bençao só vai chegar qdo você estiver pronta pra receber! Precisamos buscar crescer em Deus, conhecê-Lo, amadurecer Nele!
Tiago 1:2-4  "Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.

Deus quer nos abençoar, mas antes da benção chegar, Ele quer fazer de nós mulheres íntegras, cheias do seu Espírito,  conhecedoras de quem Ele é, do que Ele é capaz de fazer. É o que dá vida e que a tira! Tudo está nas mãos de Deus, Ele é o Senhor o Soberano que reina pra todo o sempre, Aleluia!

Ele vai muitas vezes nos passar pelo fogo, mas não vamos nos queimar, vamos passar por águas, mas nunca nos afogaremos, Ele quer você perto Dele, e fará qualquer coisa, ainda que para nós dolorida, só para que fiquemos junto à Ele. Ele faz a ferida, e Ele mesmo à liga,  Ele nos quer por completo, e precisamos nos entregar à Ele a ponto de desistirmos de nós mesmas, das nossas vontades. Foi o que aconteceu com Ana no momento em que se prostrou diante de Deus e rasgou sua alma!

João 12:24-26  "Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará. 

Mas chegou um dia em que Ana não suportou mais, seu semblante caiu, sua alma estava amargurada, não conseguia mais comer só chorava e nada que Elcana fizesse, traria à ela a alegria que ela queria sentir ao ter filho.  
E no vers. 10 , Ana orou ao Senhor, chorando, e ela fez um voto com Deus, onde devolveria à Ele o filho que ela teria! Só uma pessoa madura espiritualmente faria algo assim! 

Qdo entregamos nossa vida pra Cristo, a vida deixa de ser nossa, e passa a ser Dele, então deixe que ele conduza sua vida, pois só Ele sabe o que é melhor p/ você!
Entregue ao Senhor aquelas áreas estéreis da sua vida, e deixe Ele completar a obra que Ele começou, pois Ele há de aperfeiçoar até o dia de Cristo !

Ana foi curada de sua esterilidade naquele momento em que ela devolveu a Deus aquilo que ela tinha como mais importante, a gestação.
Ela reconheceu a soberania de Deus, devolvendo à Deus o filho que Ele iria lhe dar. Ela obteve a vitória, quando permitiu que sua vontade morresse, para que a vontade de Deus prevalecesse.
Deus deve estar sempre em primeiro lugar em nossa vida . Nada pode roubar o lugar que pertence só a Deus.

Deus conta conosco! Ele espera que nós venhamos dar muito fruto!
João 15:1-5 "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."

Deus deu a Ana filhos e filhas..Ela deu fruto!

O  segredo da vitória está em se humilhar debaixo da potente mão de Deus, para que no tempo certo Ele vos exalte!

Só uma pessoa madura em Cristo, que experimenta da bondade, da cura, da libertação que só Jesus traz, pode entoar um cântico/salmo como fez Ana!

Que você alcance maturidade em Cristo Jesus, que você possa louvar e engrandecer Seu Nome, em qualquer circunstância.


Deus abençoe sua vida!

Um comentário:

  1. Amei esta postagem pastora! Penso que realmente tudo tem um propósito na mente e no coração de Deus e concordo tbm que nem tudo é o "diabo" ... Deus é Soberano em nossas vidas, Ele tem domínio sobre tudo, até mesmo das nossas lutas. Acredito que, Deus deu a Ana o filho que ela tanto desejava no momento certo, o momento em que Ele estava rejeitando os filhos de Eli e queria levantar um sacerdote puro e íntegro em Sua presença. Se durante todo o tempo em que sofreu Ana imaginasse que o maior profeta de Israel seria gerado nela, com certeza ela jamais teria se sentido frustrada. Isso confirma: "nem olhos viram, nem ouvidos ouviram...nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam e que são chamados segundo o seu propósito". Ana foi chamada por Deus para ser a mãe de um grande profeta...e aquela que a afrontou tanto, quem foram seus filhos??? Deus é Deus e não se deixa escarnecer na vida de seus filhos! Glória a Deus por esta mensagem!!!
    Bjks

    ResponderExcluir