segunda-feira, 31 de maio de 2010

A mulher submissa!

Eu trouxe essa palavra num encontro de mulheres da igreja no ano passado..


Efésios 5:22= As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor
Coloss. 3:18 = Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor
Essa palavra submissão assusta muita gente. (submissão no grego = hupotasso, “estar de baixo de”) estar sob o comando de... Nos sugere um abandono voluntario dos nossos direitos em favor de outro. Em relação ao marido, ser submissa sugere mútua submissão e intimidade, promovendo assim, uma união ordenada por Deus, que tem o amor como base de tudo.
O amor recíproco, caracteriza a liderança do marido como servo e desperta na mulher uma cooperação submissa. Efésios 5:21 = sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. Tem que ser recíproco!!
A mulher que segue os passos de Jesus e quer ser como Ele, tem que entender, que, independente, de trabalhar fora ou não, sem colocarmos a questão de, de repente, ter uma secretária do lar ou não, a posição da mulher cristã, a mulher de Deus, tem que ter um coração de serva.
2 exemplos:
* O próprio Jesus = Mateus 20:28= Tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
* Sua mãe, Maria = Lucas 1:38 = Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra.
Genesis 2:18=Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea
Auxiliadora, ajudadora = alguem que compartilha das responsabilidades do homem, com compreensão e amor e coopera de todo o coração com ele no exercício do plano de Deus. Um casal, é um time, que joga junto, vestindo a camisa , em unidade!! Lembrando que casamento não é uma competição, do quem ganha mais, de quem é isso ou aquilo, casou, assim como a Palavra diz, que formam uma só carne, formam também, um só salário, uma só
dívida !! Entendemos então que fomos chamadas por Deus para ajudar nosso marido, não mimá-lo, ele não é um filho, é seu parceiro, seu companheiro.
Comprometa-se em ajudá-lo, em facilitar a vida dele, esqueça suas prioridades, e veja quais são as dele!!
Filipenses 2:3 = Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.
Filipenses 2:5-9= Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
Se você mulher, se colocar nessa posição de ajudadora, Deus te honrará!! Para o mundo de hoje pode até parecer loucura, mas o evangelho é isso mesmo, loucura . Ninguém pode obrigá-la a ser submissa, nem mesmo seu marido, não vai ser o pastor de sua igreja, ou essa palavra, mas você mesma deve decidir ser ou não!
I Cor 11:3= Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo
Muitas vezes não nos submetemos por medo do que pode acontecer, sabemos que infelizmente, existem homens que não tem sabedoria nenhuma, nem pra lidar com dinheiro, sabemos que existem homens, que se a mulher não trouxer dinheiro pra casa, ele não come, não está nem aí pra nada, mas ainda assim, não tema!! Siga exemplo de mulheres que foram submissas e o Senhor honrou.
I Pedro 3:5-6=Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido, como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.

O homem é o nosso cabeça, o poder de decisão cabe a ele, mas nós podemos sempre contribuir com nossa sabedoria Prov 31:26 = Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. O marido prestará contas de suas decisões como líder a Deus e nós prestaremos conta de como nos submetemos à sua liderança. Ele responde por conduzir, e nós por seguir, como num time, armamos toda a jogada e passamos a bola pra que eles chutem ao gol, se eles vão acertar ou não, diante de Deus, nós não teremos nada com isso. É claro que nunca vamos gostar de ver nosso marido fazer algo onde ele se prejudicará, e por conseqüência, toda a família, ainda que muitas vezes tenhamos que pagar um preço por uma decisão errada, diante de Deus, seremos inocentes, e isso é o que importa! Tudo isso se aplica tanto para as mulheres casadas com cristãos ou não.
A única isenção que temos para não nos submetermos, é se o marido pedir para você fazer algo que viole a Palavra de Deus. Atos 5:29 = Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.
Efésios 5:22= As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor
* Você tem tratado seu marido como trata Cristo?
* Você respeita e obedece seu marido como ao Senhor?
* Quando você quer algo dele você pede ou vc manda?
* Você pára para ouvir o que ele fala, ou é do tipo que nem dá atenção?
* Você fala sobre ele com respeito, ou você o critica ou fala negativamente dele para outras pessoas?
* Discorda dele em público? Quando ele está falando com alguém, você o interrompe a fala dele para terminar as frases?
Examine seu coração: Prov 10:12=O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões Veja o que está rondando seu coração em relação ao seu esposo, casamento...o amor não usa de maledicência!!
Busque uma solução: Se seu marido tem alguma área que precisa de um cuidado mais sério, ajude-o em vez de rebaixá-lo. Ore, por ele, você é a principal intercessora dele. Lembre-se, se vocês são uma só carne, se você o difama, é como se difamasse a si mesmo.
Para treinar a ser submissa: se você é do tipo que discute, argumenta, comece fechando a boca, ficando calada... Comece a pensar se diante de cada palavra, ação, atitude você está se submetendo ou resistindo. Sua própria resposta te dirá o caminho que se deve seguir.
I Pedro 3:1-2 = Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor
Talvez vc diga, eu nem tenho marido! Então aproveite todas as oportunidades diárias que Deus lhe dá, para desenvolver um coração que honra e serve às outras pessoas.

Um beijo grande, e que Deus às abençoe!!!

Um comentário: