quinta-feira, 18 de março de 2010

Filhos autônomos, filhos felizes..

Os pais criam os filhos autônomos quando lhes ensinam aquilo que precisa ser feito, da maneira que acreditam ser correta, capacitando-os para a vida e não os abandonando à própria sorte. Não é preciso se preocupar com o momento certo de soltá-los, pois eles mesmos caminharão com as próprias pernas para fazer tudo aquilo que foi ensinado. Quando for cobrar, verifique o que foi assimilado e complete com as orientações que ficou faltando.
Entretanto tenha isso em mente: a base para desenvolver a autonomia está em ensinar aos filhos os valores que você acredita serem corretos e estabelecer regras convenientes. E também deixar claro aquilo que se espera deles
Pais capacitados a educar filhos sabem como dar responsabilidades à eles, sabem até onde podem exigir,e nunca exigem nem mais e nem menos que isso, não se extrapolam e nem se omitem, e têm autoridade para impor a disciplina necessária.
Se você deseja ser uma boa mãe ou um bom pai, deve e pode aprender a fazer tudo isso.
Um casal só se capacita na tarefa de ser pai e mãe por meio de muito diálogo, muito interesse, muita paciência e determinação.
O resultado sempre vale a pena!Os pais tem que ter autoridade e ela é conquistada com respeito, posicionamento, valor e determinação. As crianças reconhecem alguém com autoridade e obedecem à voz de comando.
Deixar os filhos à vontade para fazer o que quiserem, os torna inseguros, sem rumo e infelizes.
Se não há quem as oriente e as controle, as crianças em geral, ficam perdidas, sem saber o que fazer e quando isso acontece, está aberto o caminho que possivelmente levará os filhos a se teornarem uma criança problema.
A Bíblia diz que nossos filhos são como flecha nas mãos do arqueiro (Salmos 127:4.
Você precisa saber para onde as atira, pois se a jogar ao acaso, sem mirar, elas irão parar em qualquer lugar, e em geral, nunca vão para o lugar que você gostaria.

Extraído do livro da Cris Poli (Super Nanny) de mesmo título.


Que possamos saber o que fazer com essas "flechas"que o Senhor confiou em nossas mãos!



Karin

Nenhum comentário:

Postar um comentário