quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O dinheiro...

A história e a vida de Jesus nos marcam pela diferença. Jesus não era mais um no meio da multidão ou mais um alguém que nasceu para dar continuidade ao estilo de vida já vivido pelo ser humano. Jesus chama a nossa atenção por ser diferente, radical e profundo no seu entendimento das questões humanas. Jesus não avalizou e apoiou a cultura dos homens, mas confrontou e questionou os valores admirados e defendidos pela cultura. Certa vez, Ele trouxe palavras duras para aqueles que amavam o dinheiro. “Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece o coração de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus” (Lucas 16.14-15 NVI). Desde os tempos de Jesus, o amor ao dinheiro tem muito valor entre os homens. As pessoas acham que acumular dinheiro é bom, louvável e valoroso. Muitos acham que o homem deve com todo o seu empenho tentar ser rico. Mas Jesus pensa diferente.

A questão de Jesus não é possuir riquezas, mas, sim, ser possuído por elas. Muitos dos seguidores de Jesus eram ricos. Lucas relata que muitas mulheres ricas seguiam a Jesus (Lucas 8.3). Zaqueu, por exemplo, era um funcionário público muito rico (Lucas 19.2). Havia também diversas pessoas ricas na igreja primitiva. Lucas escreve que havia cristãos ricos na igreja, pessoas que eram donas de propriedades (Atos 2.45). Contudo, essas pessoas se encontraram com Jesus e mudaram radicalmente.

Aquelas mulheres não seguiam a Jesus para ficarem ricas, mas para o servirem com as suas riquezas (Lucas 8.3). Zaqueu, depois do seu encontro com Jesus, desencontrou-se com o desejo de ficar rico. Ao invés de ser possuído pelas riquezas, ele passou a possuí-las; ao invés de ser dirigido por elas, ele passou a direcioná-las em favor das outras pessoas (Lucas 19.8). Na igreja primitiva, houve a mesma mudança radical. A cultura do mundo perdeu a força na vida dos crentes. Ao invés de serem prisioneiros das propriedades, eles se tornaram livres para direcioná-las na ajuda de outras pessoas conforme a necessidade de cada um (Atos 2.44-45).

O encontro com Jesus, o Senhor de todos os senhores, quebra o jugo imposto pelo senhor dessa terra. Enquanto o senhor dessa terra leva as pessoas a viverem em função do dinheiro, o Senhor dos senhores leva o dinheiro a viver em função das pessoas. A pessoa, depois do seu encontro com Jesus, pensa diferente do mundo. Ela prioriza as pessoas, e, não, o dinheiro. Se antes ela usou as pessoas para salvar o seu dinheiro, depois do seu encontro com Jesus, ela usa o seu dinheiro para salvar pessoas.

Pr Gustavo Bessa.

Extraído do Blog da Ana Paula Valadão

Tremendo.....Chega de Teologia da Prosperidade..onde o bolso da pessoa muda, mas infelizmente, o caráter, que é o mais importante,geralmente continua o mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário